segunda-feira, 17 de junho de 2013

Você já andou de ônibus?

Se eu me lembro bem [o que eu duvido], há uma cena do espetacular [no sentido de ser um espetáculo] "Brave heart" em que um chefe de clã se aproxima de William Wallace um pouco antes da batalha para tentar lhe "convencer" a desistir da batalha. O nobre fala a Wallace que se não houvesse confronto, o líder rebelde ganharia uma série de benefícios, como terras e títulos. O escocês interpretado por Mel Gibson diz que é tudo muito, tudo muito bem, mas acrescenta que tinha ainda uma outra exigência: que o nobre beijasse a própria bunda.

Seguindo essa simpática sugestão, eu vou fazer uma humilde proposta para o pessoal do Movimento pelo Passe Livre. Deveria haver uma condição, uma exigência para qualquer tipo de negociação com as autoridades: que eles largassem seus carros particulares e andassem de qualquer meio de transporte público. Qualquer um. Pode ser trem, ônibus, metrô. De preferência, na hora do rush.

Aliás, isso deveria ser lei: os membros da classe política só deveriam usar os serviços públicos. Quer ser político? Tudo bem, mas quando ficar doente, vai ter que ir a um hospital público, os filhos vão frequentar a escola pública, e o ir e vir para os palácios do poder vai ter que ser feito via transporte público. Só a partir daí, a conversar deve prosseguir.

Um pouco de Goya, em homenagem a quem tomando bala de borracha: "El tres de mayo de 1808 en Madrid".  Reparem, essa pintura mostra o resultado do levante do povo espanhol: ser trucidado pelas tropas francesas de Napoleão que chegavam à capital  do reino. É curioso lembrar que nesse mesmo período, a família real portuguesa se dirigia para a sua principal colônia para refundá-la. De certa forma, nascemos também dessa imagem. Sobre o contexto da cena, Goya escreveu: "Siento ardientes deseos de perpetuar por medio del pincel las más notables y heroicas acciones o escenas de nuestra gloriosa insurrección contra el tirano de Europa." Que perpetuemos, com nossas câmeras e relatos via facebook, as nossas insurreições contra os tiranos brasileiros.

Nenhum comentário: