terça-feira, 4 de junho de 2013

Istambul x Rio de Janeiro

Você vê algum paralelo com a história recente brasileira ou as diferenças entre as culturas são mais fortes que as suas semelhanças?
MSG: Em minha tese de doutorado dediquei um capítulo a comparar o Rio e Istambul como "capitais periféricas" do século XIX. Era bastante comum os viajantes compararem o impacto da beleza de ambas ao se aproximar de seus portos, assim como o desapontamento ao desembarcar em ambas as cidades e se deparar com a sujeira ou escravidão em suas ruas. Hoje também não é raro ouvir de viajantes brasileiros que Rio e Istambul, em especial, tem similaridades na beleza das cidades e na simpatia das pessoas. Pode-se tranquilamente se adicionar a isso a sanha por obras por que ambas passam e a grita por parte da população por conta da falta de transparência ou negociação, sendo Istambul em proporções bem maiores, obviamente.
Imagem da Praça Taksim: veja mais aqui.

Porque eu tenho amigos morando perto da Praça Taksim, o imbróglio na Turquia me chama mais a atenção que em outros lugares. Mas eu sempre achei que Istambul e Rio, assim como Brasil e Turquia, dividem uma identidade em comum. Nessa entrevista com a pesquisadora Monique Sochaczewski Goldfeld, da FGV, podemos ver bem os paralelos.

Nenhum comentário: