quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Humor contemporâneo



Esse pessoal do "Porta dos fundos" é a único humor a que eu assisto hoje em dia. Acho chato todo o mais produzido [que eu tenha acesso, claro]. Mas eles, que não miram na gargalhada, conseguem, quando não o riso, serem divertidos. Sempre. O que é um mérito e tanto. São mais inteligentes bem mais inteligentes que a média, sempre sem respeitar o espectador, como deve ser o humor.

Mas não é porque eles não se importam com quem está vendo o vídeo que suas propostas são idiotas, como outros casos. Todo mundo tem direito a produzir qualquer esquete que quiser - doa a quem doer. O problema é que algumas pessoas acham preconceitos antigos, apologias a crimes de todas as naturezas, e imbecilidades generalizadas engraçadas. Aí não é só um problema de quem está criando esses vídeos.

As críticas travestidas de piada feitas por Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Clarice Falcão e cia, descem pela garganta com dificuldade, numa disputa entre a gargalhada nervosa, o sorriso do reconhecimento da realidade espinhosa, e o riso amarelo. São bem amargas, bem amargas, em certos momentos. Porque, bem, porque eles devem imaginar que, de doce já basta a vida.


Nenhum comentário: